Vista aérea da região onde será implantado o Parque Linear Ribeirão do Jáguaré

Vista aérea da região onde será implantado o Parque Linear Ribeirão do Jáguaré
Vista aérea da região onde será implantado o Parque Linear do Ribeirão do Jáguare

segunda-feira, 31 de outubro de 2011


MEMÓRIA DA 3ª PLENÁRIA DO FÓRUM AMBIÊNCIA PARQUE
LINEAR NASCENTES DO JAGURARÉ.

No dia 22/10/2011, aconteceu, no Educandário Dom Duarte, a Terceira Plenária do Fórum “AMBIENCIAS – PARQUE LINEAR NASCENTES DO JAGUARÉ” com o objetivo do poder público esclarecer as dúvidas e apresentar o andamento do projeto de maneira geral.
Inicialmente o Mário da Liga Solidária enalteceu o papel do fórum e conclamou todos a trabalhar pela implantação do Parque Nascentes do Jaguaré. Afirmou que se trata de uma intervenção simples para os parâmetros da cidade e que a comunidade aguarda a inauguração até dezembro
de 2012.
Em seguida o Grupo Ideal da Liga Solidária e a EMEF Ileusa Caetano da Silva apresentaram os vídeos produzidos nos trabalhos com seus alunos sobre os problemas dos córregos e o Parque Linear como proposta de requalificação. Na oportunidade foi divulgado o blog do parque, que apresenta informações sobre a sua implantação.
A apresentação da Sub-BT mostrou propostas e intervenções na área de abrangência do parque. Entre as ações estão a instalação de um ecoponto à margem do córrego, a criação de um equipamento esportivo com vestiário e a execução de um estacionamento em frente ao CEU Uirapuru. Questionada sobre possíveis ocupações por moradias nas margens do córrego, o técnico da Subprefeitura solicitou o envio das denúncias para os procedimentos cabíveis. A Sub-BT foi convidada a participar mais ativamente dos GTs do Fórum para discutir esses projetos. Ficou acordado que os projetos serão discutidos e implantados de forma articulada com o Parque Linear Nascentes do Jaguaré.
O DGD-CO1 discorreu sobre a oportunidade criada para a implantação de políticas integradas. Ressaltou a importância da política intergovernamental e intersetorial para a implantação do parque. Destacou que a participação articulada (SABESP, SIURB, SVMA, SEHAB, CDHU, lideranças locais e outros envolvidos) é de fundamental importância para obter os resultados
esperados.
A Secretaria da Habitação (SEHAB) ressaltou a dificuldade de suprir a demanda por moradia e lidar com as questões habitacionais no geral. Apresentou as ações da Secretária na Sub-BT,
incluindo a recuperação do conjunto habitacional Uirapuru e Arpoador. Ficou acordada a participação da SEHAB no Fórum de moradia, que acontecerá no dia 06/11/11 no Educandário Dom Duarte.
A Secretaria do Verde apresentou uma caracterização geral da área de abrangência do parque: mostrou o mapeamento dos equipamentos existentes e das áreas livres públicas e particulares, e discutiu as dificuldades de “unir” estas áreas para a criação da linearidade essencial do
projeto. Dividiu o projeto do Parque em 3 (três) etapas, com o objetivo de facilitar o processo de implantação. Foi informado que a CDHU está disposta a negociar a área da Av. Circular, com a finalidade de cedê-la e integrá-la ao parque. Também, foi proposta e acatada pela plenária a inclusão da área da Rua Carlos Faria ao Parque e a realização de uma oficina com a participação da comunidade para desenhar de forma coletiva o projeto do parque.
SABESP apresentou a proposta de implantação do coletor tronco para a coleta do esgoto da região e despoluição dos córregos.
Ressaltou a dificuldade e a complexidade das obras, e informou que o prazo para execução do tronco coletor será 2016, com possibilidades de antecipar este prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário